Por: Diego Lazzaris Borges
SÃO PAULO – Os bancos mais uma vez figuraram no topo da lista das marcas mais valiosas do País. De acordo com um levantamento da consultoria Interbrand, o Itaú lidera o ranking das marcas mais caras do Brasil, com R$ 24,296 bilhões, o que significa um crescimento de 18% na comparação com o valor da marca no ano anterior.
Na segunda colocação aparece o Bradesco, cuja marca vale R$ 13,633 bilhões de acordo com o levantamento, 10% a mais do que valia em 2010.
Na sequência, aparecem a Petrobras (R$ 11,608 bilhões), o Banco do Brasil (R$ 11,309 bilhões) e a Skol (R$ 7,277 bilhões), como mostra a tabela a seguir:
Concentração de marcasAs cinco primeiras marcas do ranking também figuraram no topo da lista no ano passado, de acordo com a Interbrand, e representam, atualmente, 75% do valor total da 25 marcas mais valiosas do Brasil.
“Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um país com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos”, afirmou o diretor Geral da consultoria no Brasil, Alejandro Pinedo.
“Nota de corte”De acordo com a consultoria, a valorização das marcas neste último ano foi bastante expressiva. Enquanto em 2010 a vigésima quinta marca mais valiosa do ranking valia R$ 87 milhões, este ano, a marca que ocupa esta mesma colocação vale R$ 209 milhões, o que, segundo a consultoria, reflete o crescimento da economia brasileira e o crescimento das marcas.
“O ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições ao longo do ano e o acesso às informações financeiras, além do fortalecimento de algumas categorias e a entrada de novos players do varejo”, afirmou a Interbrand, em comunicado.
10 fatores que influenciam a marcaAinda de acordo com a Interbrand, nesta edição, o ranking levou em conta mudanças significativas de mercado nos 10 fatores que influenciam a marca: Autenticidade, Clareza, Comprometimento, Proteção, Capacidade de Resposta, Consistência, Diferenciação, Relevância, Presença, Entendimento.
“A escolha destes fatores responde à necessidade de levarmos em conta também componentes relativos às mudanças no ambiente social e econômico, como a cidadania corporativa, foco de um grande estudo quantitativo global elaborado pela Interbrand em parceria com a Hall & Partners” explica Pinedo.
PesquisaPara chegar aos resultados, a consultoria examinou o desempenho financeiro das marcas, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras.
Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/grandes-empresas/noticia/2131066-bancos+possuem+marcas+mais+valiosas+pais+diz+consultoria
Na segunda colocação aparece o Bradesco, cuja marca vale R$ 13,633 bilhões de acordo com o levantamento, 10% a mais do que valia em 2010.
Na sequência, aparecem a Petrobras (R$ 11,608 bilhões), o Banco do Brasil (R$ 11,309 bilhões) e a Skol (R$ 7,277 bilhões), como mostra a tabela a seguir:
Ranking das marcas mais valiosas | ||
---|---|---|
Marcas | Valor | Crescimento |
Itaú | R$ 24,296 bilhões | 18% |
Bradesco | R$ 13,633 bilhões | 10% |
Petrobras | R$ 11,608 bilhões | 7% |
Banco do Brasil | R$ 11,309 bilhões | 8% |
Skol | R$ 7,277 bilhões | 10% |
Natura | R$ 5,666 bilhões | 22% |
Brahma | R$ 4,351 bilhões | 21% |
Vale | R$ 2,656 bilhões | Estreia no ranking |
Antarctica | R$ 2,013 bilhões | 15% |
Vivo | R$ 1,7 bilhão | 16% |
Lojas Renner | R$ 835 milhões | 7% |
Lojas Americanas | R$ 703 milhões | 17% |
Embratel | R$ 619 milhões | 15% |
Cielo | R$ 604 milhões | Estreia no ranking |
Cyrela | R$ 587 milhões | 8% |
Caixa Econômica Federal | R$ 563 milhões | Estreia no ranking |
Oi | R$ 514 milhões | 9% |
Banrisul | R$ 501 milhões | 22% |
Extra | R$ 496 milhões | Estreia no ranking |
Casas Bahia | R$ 447 milhões | Estreia no ranking |
Braskem | R$ 422 milhões | 6% |
Pão de Açúcar | R$ 389 milhões | Estreia no ranking |
NET | R$ 323 milhões | 10% |
Ponto Frio | R$ 232 milhões | Estreia no ranking |
Hering | R$ 209 milhões | 45% |
Fonte: Interbrand |
“Essa concentração é um sinal de maturidade destas marcas e dos gestores responsáveis por elas. Sempre fomos um país com muitas empresas valiosas, mas poucas marcas valiosas. Aos poucos, este cenário vem mudando e as marcas brasileiras começam a atingir valores expressivos”, afirmou o diretor Geral da consultoria no Brasil, Alejandro Pinedo.
“Nota de corte”De acordo com a consultoria, a valorização das marcas neste último ano foi bastante expressiva. Enquanto em 2010 a vigésima quinta marca mais valiosa do ranking valia R$ 87 milhões, este ano, a marca que ocupa esta mesma colocação vale R$ 209 milhões, o que, segundo a consultoria, reflete o crescimento da economia brasileira e o crescimento das marcas.
“O ranking reflete a consolidação de grandes fusões e aquisições ao longo do ano e o acesso às informações financeiras, além do fortalecimento de algumas categorias e a entrada de novos players do varejo”, afirmou a Interbrand, em comunicado.
10 fatores que influenciam a marcaAinda de acordo com a Interbrand, nesta edição, o ranking levou em conta mudanças significativas de mercado nos 10 fatores que influenciam a marca: Autenticidade, Clareza, Comprometimento, Proteção, Capacidade de Resposta, Consistência, Diferenciação, Relevância, Presença, Entendimento.
“A escolha destes fatores responde à necessidade de levarmos em conta também componentes relativos às mudanças no ambiente social e econômico, como a cidadania corporativa, foco de um grande estudo quantitativo global elaborado pela Interbrand em parceria com a Hall & Partners” explica Pinedo.
PesquisaPara chegar aos resultados, a consultoria examinou o desempenho financeiro das marcas, medindo a capacidade de capturar a preferência dos consumidores e a probabilidade de geração de receitas futuras.
Para entrar no ranking, as marcas devem atender alguns critérios básicos: ser originária do Brasil, ser listada em Bolsa de Valores ou publicar informações contábeis e financeiras, fornecer informações suficientes para a identificação da receita individual de suas marcas, gerar EVA positivo (geração de valor do negócio uma vez que a empresa remunera todo o capital investido na operação) e ser amplamente reconhecida nos seus principais mercados.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/grandes-empresas/noticia/2131066-bancos+possuem+marcas+mais+valiosas+pais+diz+consultoria
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