Pesquisar

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nível de pontualidade nos pagamentos das MPEs recua em junho

22 de julho de 2011 • 10h46  
Por: Equipe InfoMoney

SÃO PAULO – O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas  apresentou recuo em junho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado, registrando, assim, a quarta queda interanual consecutiva do indicador.
No sexto mês do ano, a pontualidade das micro e pequenas empresas atingiu 95,1%, o que significa que durante o mês passado, de cada 1.000 pagamentos realizados, 951 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.
Em relação ao acumulado do ano, os dados apresentaram estabilidade. De janeiro a junho deste ano, a pontualidade de pagamento ficou em 94,7%, mesmo patamar registrado nos seis primeiros meses de 2010. Vale citar que tal estabilidade foi conquistada graças aos primeiros meses do ano, já que desde março de 2011 os níveis de pontualidade foram inferiores aos registrados nos meses correspondentes de 2010.
De acordo com os economistas do Serasa, a pontualidade das MPEs apresentou um leve recuo por está sendo afetada pela alta dos juros e o consequente aperto nas condições de crédito. Esses fatores aumentam o custo financeiro e o caixa das micro e pequenas empresas, causando uma piora nos níveis de pagamentos junto aos seus credores.
Pontualidade por setorA pesquisa mostra que em junho deste ano as maiores quedas interanuais na pontualidade de pagamento ocorreram nas micro e pequenas empresas do setor industrial e de serviço. No primeiro, o recuo foi de 0,5 ponto percentual, no segundo, de 0,7 p.p.
Nas micro empresas do setor comercial houve elevação de 0,1 ponto na pontualidade de pagamento em junho deste ano.
Valores pagos em junho
Entre maio e junho deste ano, o valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente pelas micro e pequenas empresas recuou 4,9%. No acumulado do ano, frente ao mesmo período de 2010, o valor médio dos pagamentos pontuais subiu 4,6%, passando de R$ 1.499,09 para R$ 1.567,78. A variação, portanto, ficou abaixo da inflação acumulado no período, de 6,3% medida pelo IPCA-IBGE.
A queda do valor, em termos reais, dos pagamentos pontuais na média do primeiro semestre indica um aumento na dificuldade das micro e pequenas empresas em pagar suas compromissos em dia, observam os economistas da Serasa Experian.
Sobre a pesquisa
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas se baseia em dados de 600 mil micro e pequenas empresas, em um total de 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente.

Fonte: http://www.infomoney.com.br/empreendedor/noticia/2163095-nivel+pontualidade+nos+pagamentos+das+mpes+recua+junho

Nenhum comentário:

Postar um comentário