Valor médio dos presentes deve ser de R$ 62, e maioria dos paulistanos irá comprar à vista, segundo pesquisa da Fecomercio.
As expectativas de vendas para o Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante em volume de vendas, superada apenas pelo Natal, são as melhores possíveis. Esse ano, o comércio espera faturar 4% a mais do que no mesmo período de 2010, segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), divulgada quinta-feira (5).
A sondagem é corroborada com a Pesquisa de Expectativa Empresarial do Serasa Experian sobre o varejo, mas a expectativa desse indicador é maior: alta de 9,6% no faturamento. Um total de 59% dos varejistas apostam neste crescimento. Já 31% acham que os negócios devem continuar estáveis e 7% prevêem quedas. As empresas de grande porte são as mais otimistas em relação ao aumento das vendas (87%), seguidas pelas de médio porte (74%) e os pequenos negócios (56%).
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, 66,3% dos paulistanos pretendem presentear no próximo final de semana. O resultado é quase 10 pontos percentuais acima da sondagem realizada em 2010. Dos entrevistados, 72,5% disseram que irão gastar mais de R$ 70 em presentes, com valor médio de gastos de R$ 62. Nesse quesito, os homens pretendem gastar mais do que as mulheres – R$ 64 contra R$ 60.
As três opções mais lembradas pelos filhos na hora das compras foram Vestuário, Calçados e Acessórios (31,6%), Perfumes e Cosméticos (10,1%) e Eletrodomésticos (9%).
O pagamento à vista (cheque, dinheiro ou débito) será a opção mais utilizada para 69,8% dos entrevistados. Com 25,8%, o cartão de crédito ocupa o segundo lugar como forma de pagamento preferencial. Perguntados se estariam dispostos a contrair um empréstimo para comprar um presente para sua mãe, 90,9% responderam negativamente, o que demonstra preocupação em relação ao endividamento. Para 52% das pessoas consultadas, 2011 está melhor que 2010 para presentear a mãe.
Comodidade - Os shoppings brasileiros esperam aumentar em 11% as vendas no Dia das Mães, na comparação com a mesma data do ano passado. O dado consta em pesquisa realizada pela Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) com mais de 50 varejistas de diversos segmentos.
E vale tudo para conquistar o consumidor. Há shoppings em São Paulo sorteando carros BMW, Mitsubishi, Volvo, uma viagem a Cingapura, vale compras acima de R$ 20 mil e até kits de batom.
Fonte: http://www.sebraesp.com.br/PortalSebraeSP/Noticias/Noticias/Comercio/Paginas/Dia_das_Maes_Comercio_aumento_vendas.aspx
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